O que é parto humanizado?

120
3min de leitura

Quando o assunto é gestação, o parto humanizado é um termo que está em alta. Apesar de não ter sido a realidade da maioria das mulheres no Brasil, a corrente que defende a humanização se consolidou em 1980 - período em que o país sofria com índices exorbitantes de cesarianas eletivas. Além disso, ouvir histórias de violência obstétrica é comum em conversas com nossas avós, mães e até mesmo amigas. 

E, é justamente, para quebrar com a violência ao corpo e individualidade da mulher que surgiu a concepção do parto humanizado. Acompanhe o artigo que a Vias de Luz separou e descubra tudo sobre o assunto!

Entenda mais sobre o termo parto humanizado

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o parto humanizado não está relacionado à maneira com a qual a mulher irá dar à luz, mas a assistência que recebe durante esse momento tão importante. Ou seja, é possível criar um ambiente humanizado para realização do parto normal, natural ou até mesmo cesárea, desde que atenda aos seguintes requisitos:

  • a mulher é protagonista no nascimento do bebê;
  • valoriza a opinião do casal e não apenas as decisões médicas;
  • é realizado em um ambiente mais acolhedor, mesmo que seja no hospital;
  • considera aspectos emocionais e culturais da paciente para que o nascimento aconteça de maneira tranquila e sem grandes interferências médicas.

Assistência medicalizada X Humanizada: saiba as diferenças

A assistência medicalizada é um dos recursos mais utilizados no Brasil, quando o assunto é parto. O termo diz respeito aos procedimentos médicos aplicados em todas as pacientes para acelerar e aperfeiçoar o trabalho de parto. Por exemplo: a aplicação de soro com ocitocina para gerar contrações, além de outras intervenções que colocam os interesses médicos à frente do conforto e da individualidade da mulher. 

Por outro lado, o parto humanizado quebra o modelo tradicional e essa relação vertical existente entre a equipe médica e a gestante. Ou seja, cada paciente e gestação recebe uma atenção especial e as intervenções são colocadas em prática apenas em casos específicos, quando há necessidade. Assim, as condutas de parto são compartilhadas e decididas em conjunto entre a família e a equipe médica ou doula.

Como ter um parto humanizado?

Mas, afinal, como se preparar para ter um parto humanizado? Conheça as principais dicas para que esse momento seja leve para você e o seu bebê!

Procure o suporte de uma equipe que apoie as suas decisões: a base do parto humanizado é a relação entre a gestante e o profissional que irá ajudá-la no momento de dar à luz. Portanto, com a doula ou um obstetra, é essencial que a preservação do seu bem-estar fique em primeiro lugar. 

Mantenha-se sempre bem informada: além disso, procure ler e solucionar todas as suas dúvidas sobre o momento do parto. Cada experiência é única, mas conhecer procedimentos e técnicas que tornam essa experiência mais confortável ajudará.

Autoconhecimento é tudo: outra dica é entender em qual ambiente você se sente mais à vontade, as pessoas que deseja ao seu lado e quais são as suas inseguranças. Só assim será possível planejar todos os detalhes para tornar esse momento mais tranquilo.

Aproveite cada detalhe do seu parto: por fim, você estará pronta para receber o pequeno, por isso, procure relaxar e desfrutar cada momento dessa experiência única. Para tornar a ocasião ainda mais especial, contratar uma fotógrafa documental é a alternativa perfeita!

Vantagens da assistência humanizada

O parto humanizado oferece inúmeros benefícios tanto para mãe como para o bebê. Entre os principais, podemos citar:

  • menor estresse e ansiedade durante o trabalho de parto;
  • músicas, ginástica, banheira, hipnose e outros métodos são utilizados como aliados para diminuir as dores de contrações;
  • mais tranquilidade para o bebê, já que é preparado um ambiente aconchegante para recebê-lo;
  • redução do risco de depressão pós parto devido ao respeito às individualidades de cada mulher;
  • há menos probabilidade de infecções e outros riscos associados a intervenções médicas desnecessárias; 
  • aumento do vínculo materno, já que o bebê ganha o colo da mãe nos primeiros momentos de vida. 

Agora que você já sabe o que é parto humanizado, que tal conhecer a história de mulheres que viveram experiências incríveis ao dar à luz desse jeito? Nada melhor do que a fotografia para registrar esses momentos. Acesse o site da Vias de Luz e saiba mais!



24 Nov 2021

O que é parto humanizado?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

09 de Nov de 2021

Entenda a importância da fotografia de parto!

17 de Nov de 2021

O que é fotografia documental?

27 de Abr de 2021

Placenta - Árvore da Vida

Olá, vamos conversar? Quero conhecer a sua história! Por onde quer começar?
Logo do Whatsapp