17/11/2021 às 14:23 fotografia documental

O que é fotografia documental?

128
3min de leitura

Se você é amante de registros e fotos em família,  já deve ter ouvido falar sobre fotografia documental. Nesse segmento as pequenas emoções se tornam protagonistas, resultando em fotos leves, espontâneas e repletas de significado. Além disso, os enredos das histórias contadas através das câmeras, variam desde a simplicidade do dia a dia em família até um momento mágico e repleto de desafios como a gravidez.

Para ajudá-la a entender mais sobre o que é fotografia documental, a Vias de Luz reuniu os principais tópicos sobre o assunto. Siga a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é fotografia documental?

A fotografia documental é uma vertente que tem como objetivo documentar acontecimentos, fatos ou momentos. Dessa forma, é possível diferenciá-la de outros segmentos como fotojornalismo, pois conta com um viés mais poético e espontâneo. Por meio dela, é possível captar emoções ou tratar de assuntos sociais com mais profundidade. 

Quais são as principais características desses trabalhos?

A fotografia documental, antes negada como gênero artístico, se consolidou no Brasil em 1930. Com heranças do fotodocumentarismo, a vertente passou a ser reconhecida não só como um retrato fiel da realidade, mas também como expressão artística, fazendo com que o espectador emergisse na história contada. Isso se deve as seguintes características dos trabalhos:

Espontaneidade e naturalidade: em geral, o fotógrafo não interfere na cena, apenas capta a essência de cada momento. 

Expressividade: outro ponto importante é que as fotos documentais são repletas de significados, portanto, não há necessidade de um texto explicativo. 

Fazem parte de uma série: por fim, costumam compor um compilado com outros retratos que contam histórias, seja de pessoas, locais ou acontecimentos.

Conheça o poder da fotografia documental!

O fotógrafo é conhecido como um artista que pinta com a luz, portanto, antes mesmo da foto acontece, o profissional cria em sua mente o momento que pretende eternizar. Quando o assunto é fotografia documental isso se torna ainda mais evidente, já que a história deve ser contada através da imagem.  E, é claro, que a subjetividade é um fato presente em cada trabalho, afinal, há o equilíbrio ideal entre arte, visão do fotógrafo e registro histórico, seja familiar ou social. 

Por exemplo, a chegada de um bebê é, sem dúvida, um dos dias mais mágicos da vida do casal, mas não seria o mesmo sem uma fotografia que pudesse eternizar o cheirinho do pequeno. Por outro lado, o registro do parto é ato de resistência e empoderamento feminino que, com certeza, será inspiração para muitas mães, filhos e netos. Ou seja, cada foto servirá para contar histórias, eternizar momentos e inspirar pessoas!

Saiba quais histórias você pode contar

A fotografia documental é peça chave para registrar desde momentos recorrentes do dia a dia até a magia do nascimento. Conheça quais são os principais segmentos desse trabalho e as vantagens de ter um álbum repleto em casa!

Fotografia documental de família

A fotografia documental de família, também conhecida como FDF, é um dos segmentos mais clássicos e apaixonantes. Isso porque está presente em aniversários, natais e até mesmo nos famosos almoços de domingo, que não podem faltar nos lares brasileiros. Bem como em momentos comuns no cotidiano, como o primeiro banho do bebê, a hora de dormir e muitos outros momentos simples, que com um olhar especial ganham uma beleza sem tamanho. 

Fotografia de casamentos

Os álbuns de casamento também são tratados com um olhar especial através da lente de um fotógrafo documental. Assim, serão retratados lágrimas, carinhos, risadas, abraços e todos os detalhes capazes de contar uma história. E, é claro, que os momentos espontâneos e autênticos da cerimônia são protagonistas do segmento.

Fotografia de partos 

O dia do nascimento, também pode ser eternizado através da fotografia documental. Seja na maternidade ou em casa, as imagens servirão como a melhor lembrança da chegada do pequeno ao mundo. Além disso, a experiência única da maternidade será contada, desde as primeiras contrações até o momento em que o bebê é entregue à mãe. 

Está pronta para eternizar os momentos mais importantes da sua vida com quem você ama? Acesse o site Vias de Luz ou nossa página no Instagram, e confira uma galeria repleta de histórias para você conhecer e se inspirar!


17 Nov 2021

O que é fotografia documental?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

09 de Nov de 2021

Entenda a importância da fotografia de parto!

24 de Nov de 2021

O que é parto humanizado?

27 de Abr de 2021

Placenta - Árvore da Vida

Olá, vamos conversar? Quero conhecer a sua história! Por onde quer começar?
Logo do Whatsapp